quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Milhares de caranguejos invadem a Praia de Itaguaré


A Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga, teve, nestes últimos dias, trabalho redobrado para salvar centenas de milhares de caranguejos que, vindos do mangue, invadiram a Praia de Itaguaré.

De acordo com o diretor de Operações Ambientais, trata-se de um fenômeno natural que levou os caranguejos a irem em busca de água salgada. “Provavelmente ocorreu uma chuva muito forte na bacia do Rio Itaguaré, provocando uma carga alta de água doce no mangue, o que obrigou os animais a buscarem água salobra, chegando até a praia”.

Esse fenômeno é diferente de outro conhecido como “andança”, quando os caranguejos adultos vão em busca das fêmeas para acasalamento, no período de dezembro a março. “Nesse caso do Itaguaré, foram encontrados animais adultos e filhotes, além disso, na ‘andança’, eles só ficam no mangue”.

Bertioga conta com três bacias hidrográficas: do Rio Itapanhaú, Rio Itaguaré e Rio Guaratuba. Segundo o diretor, a cunha salina, isto é, a água salgada que atinge o mangue, é maior nos rios Itapanhaú e Guaratuba, por isso a grande quantidade de chuva não interfere na qualidade da água que banha o mangue.

Os Guardas Ambientais recolheram os caranguejos e os reconduziram para a área de mangue. Foram dois dias de operação realizada pela Diretoria de Operações Ambientais (DOA), para realizar o resgate, com o objetivo de preservar a espécie.

O habitat dessa espécie é o mangue, uma área de transição entre o rio e o mar. O resgate foi necessário para evitar que os caranguejos morressem na praia. “Essa fuga do excesso de água doce é uma seleção natural, já que alguns caranguejos não vão sobreviver na praia e nem mesmo na água muito salgada. Assim, os que sobreviverem fortalecerão o DNA para as próximas gerações”, explicou o diretor.

Esse fenômeno de fuga dos caranguejos é comum na região. De acordo com o diretor, desta vez a grande quantidade de animais chamou a atenção. “Mas o que pudemos constatar é que o mangue no Itaguaré é muito rico e bem preservado”.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Fotos: Renata Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário