quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Bertioga conquista pelo quarto ano consecutivo a certificação Município Verde Azul e ganha também o Prêmio Franco Montoro


A gestão ambiental do Município de Bertioga está entre as melhores do Estado de São Paulo, tendo conquistado mais uma vez a certificação Município Verde Azul, e também, por ser o primeiro colocado da Região Metropolitana da Baixada Santista em sua bacia hidrográfica, o Prêmio Franco Montoro.

De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, os municípios recebem uma nota ambiental que varia de zero a 10, avaliando os respectivos desempenhos em 10 diretivas que abordam questões ambientais prioritárias, quais sejam: ações nas áreas de esgoto tratado, resíduos sólidos, recuperação de mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, cidades sustentáveis, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

De todas as cidades do litoral paulista, que estavam na disputa do prêmio, Bertioga foi a que mais se destacou com a nota 89,79, na 37ª colocação, seguida por Santos com nota 83,01, na 101ª colocação, e Ubatuba com nota 81,32, na 115ª classificação.

Esta é a quarta vez consecutiva que Bertioga conquista o prêmio, e o aprimoramento das ações ambientais avaliadas renderam ao município nesta edição pontuação superior a que foi obtida no ano anterior, passando de 86,96 para 89,79.

Na divulgação do ranking, em cerimônia realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, presidida pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, Bertioga foi representada pelo secretário interino de Meio Ambiente e pelo Gestor de Projetos da Secretaria de Habitação, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Nelson Portero.

O certificado Município Verde Azul garante à Administração Municipal prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop) e Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Em 2011, os 50 mais bem colocados receberam recursos para compra de equipamentos. 

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes

Nenhum comentário:

Postar um comentário