sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O Marco da Paz em Bertioga comemora o quarto aniversário


Com a abertura marcada pela execução do hino Nacional e do hino de Bertioga pelos professores do Projeto Musicando, Sidney Pontes, ao violino, e Luciano Costa, ao violão, sob a presidência do prefeito reeleito de Bertioga, José Mauro Dedemo Orlandini, realizou-se na última quarta-feira, dia 2, a cerimônia em comemoração ao quarto aniversário do Marco da Paz, na Praça da Primavera, em frente ao Sesc, no Jardim Rio da Prata.

Foram homenageadas nesta edição com a réplica do Marco da Paz, pelo destaque em trabalhos de caráter social realizados na propagação da paz, a atleta Diuzete Aparecida da Silva; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Lúcia Campos Luz; e o Sesc Bertioga, como instituição parceira do Município, representado na pessoa de seu gerente, Marcos Laurenti.

Em seu pronunciamento, o prefeito destacou frase dita pelo idealizador do monumento no mundo, Gaetano Brancati Luigi: “não adianta deixar tijolos para nossos filhos, temos que deixar o mundo para eles”, e ressaltando que é o momento de viver a união no Município, caminhando de mãos dadas para solucionar problemas primordiais afirmou: “sem a família fortalecida não teremos uma sociedade minimamente feliz para ser receptivo. O exercício da paz é constante, por isso precisamos construir o alicerce para consolidá-la”.

Falando em nome do Legislativo, a vice-presidente da Câmara Municipal, vereadora Valéria Bento, ressaltou que a paz tem que existir dentro de cada lar, só assim será possível propagar esse sentimento fora de casa.

Após a cerimônia. Orlandini convidou a todos para tocar o sino do Marco da Paz, mentalizando um novo ano de muitas realizações e conquistas.

O evento contou com as presenças dos funcionários públicos que ajudaram a construir o monumento, do vice-prefeito e sua esposa Ester Maria de Jesus, secretários, diretores e demais assessores municipais, a primeira-dama do Município, Maria Cecília de Moraes Orlandini, os vereadores eleitos Dra. Bete Consolo, Alecrim, Alemão e a comunidade em geral.

Sob os acordes da canção “A Paz”, executada pelos professores Sidney Pontes e Luciano Costa, a cerimônia foi encerrada.

O MARCO DA PAZ

O símbolo, em forma de um arco com a pomba e o sino, foi idealizado por Gaetano Brancati Luigi, membro da Associação Comercial de São Paulo e nascido na Itália, em plena Guerra Mundial.

A proposta de criação do Marco da Paz surgiu a partir de um pensamento que ele teve aos 8 anos de idade, em meados de 1945, logo após o término da II Guerra Mundial, quando todos os povos da Europa e do Mundo se uniam porque tocavam sinos na praça. Depois de 50 anos, foi inaugurado o primeiro monumento no Pateo do Collegio, na capital paulista. 

No Brasil, além da cidade de Bertioga, onde o monumento tem quatro metros de altura e um sino de bronze, que fica suspenso em um suporte de concreto, o Marco da Paz é encontrado também na Capital de São Paulo – no centro junto ao Pateo do Collegio, no Tatuapé e na Lapa – e na cidade de Aparecida do Norte. No exterior, o Marco da Paz encontra-se no México, nas cidades de Hidalgo, Laguna-Oaxaca e Cidade do México; na Argentina, em Mendoza; no Uruguai, em Punta del Este; e na China, em Xialin.

Com o sucesso já consagrado do Marco da Paz, a Associação Comercial de São Paulo, por meio de seu idealizador Gaetano Brancati Luigi e suas 15 distritais homenageiam com a réplica do marco, pessoas e instituições que se destacam pela sua atuação no trabalho de ação social e pela construção da cultura de paz pelo mundo. O Troféu Marco da Paz é também o troféu oficial da Corrida Internacional de São Silvestre.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário