quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O Barco Escola Arca do Saber entra em atividade durante o curso sobre manguezais que começa na sugunda-feira, dia 21


As inscrições estão abertas!


A partir de segunda feira, dia 21, uma turma de quarenta crianças, com idade entre 9 e 12 anos, estará participando do curso de férias sobre manguezais, no Viveiro de Plantas Educador Ambiental Leopardo Francisco da Silva – Seo Leo. 

O curso abordará o tema “No manguezal tem água, tem lama, tem vida, tem trama”, e de acordo com a programação, haverá palestras enfocando os manguezais, que é o tema principal, ressaltando plantas e animais que vivem nesse ambiente; cadeia alimentar e poluição dos oceanos. 

Durante cinco dias, a criançada terá a oportunidade de conhecer os bichos e as plantas que vivem nos manguezais e tudo sobre esse ecossistema onde a água é salobra.

De acordo com a bióloga Mylene Lyra, que coordenará o curso, as principais metas desse trabalho é informar sobre a problemática ambiental e conscientizar os alunos de suas responsabilidades com o meio em que vivem. “A cada curso que desenvolvemos, a expectativa que a gente tem é transportar tudo o que é ensinado durante as aulas, com a prática”.

O curso será marcado pela primeira saída do Barco Escola Arca do Saber

No dia 23, às 14h, o Barco Escola estará entrando em atividade, navegando pelas águas do Rio Itapanhaú, para uma visita ao manguezal, que margeia o rio.

Conforme explica a bióloga, ao contrário do que muitas crianças pensam, a viagem na "Arca do Saber" está longe de ser um simples passeio de barco. “As principais metas desse trabalho é informar sobre a problemática ambiental e conscientizar os alunos de suas responsabilidades com o meio em que vivem. 

Ressalta, ainda, que a intenção é parar bem próximo ao mangue e, de acordo com as possibilidades do local, descer com as crianças e fazer pequenas trilhas, conferindo ‘in loco’ plantas e animais que vivem nesse ambiente, de forma dinâmica e criativa, através do acesso à teoria e interações com o ambiente, fornecendo subsídios para uma conscientização contínua.


O curso, que prevê ainda a distribuição de cartilhas sobre os manguezais e a elaboração do texto de uma peça de teatro que será apresentada no encerramento, será desenvolvido do dia 21 ao dia 25, das 14h às 17h, no Viveiro de Plantas Educador Ambiental Leopardo Francisco da Silva – Seo Leo, na Rua Manoel Gajo, entre a Delegacia de Polícia e o Albergue Municipal Casa de Passagem Renascer, no Jardim Paulista.
Inscrições
São oferecidas 40 vagas, e as inscrições continuam abertas na Secretaria de Meio Ambiente, no Paço Municipal, na Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Vila Itapanhaú, das 9h às 11h30min e das 13h às 16h30m. Mais informações pelo telefone (13) 3319.8034.

Fonte e fotos: Prefeitura do Município de Bertioga

Nenhum comentário:

Postar um comentário