terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Galerias de drenagem serão feitas em dois pontos críticos da Cidade


As chuvas que vêm castigando a Cidade, ocasionando acúmulo de águas nas ruas, tornaram críticos, em especial, dois pontos que se tornaram intransitáveis, obrigando a construção de galerias de drenagem.

Um desses pontos fica no bairro Vila Tupi, na Rua Manoel Gajo, entre as ruas Prudente de Morais e João Ramalho, e o outro nas Chácaras Vista Linda, na Rua Lincoln Bolívar Neves, entre a marginal da Rodovia SP-55 (Rio-Santos) e a Rua Aprovada 616.

Segundo o secretário de Serviços Urbano, Roberto Tadeo Julião, a primeira medida, em ambos os casos, foi a desobstrução de alguns pontos que impediam o escoamento das águas, o que já foi feito, e, para evitar novo acúmulo, serão executadas galerias de drenagem.

Na Rua Manoel Gajo, a drenagem da água de subsolo de um edifício na Rua Prudente de Morais contribuiu para piorar o problema. De acordo com Julião, a drenagem ocorre de forma correta, entretanto, a falta de galeria na rua impedia o escoamento da água. “Por isso, fizemos uma parceria com a construtora responsável pelo prédio, para resolver o problema”, revelou o secretário.

Pela parceria, a construtora vai doar a tubulação de 60 centímetros de diâmetro e a Prefeitura se responsabiliza pela mão de obra. 

A obra, que será executada por trechos para evitar transtornos aos moradores das imediações, prevê a construção de 214 metros de galeria central, com quatro bocas de vistoria e cinco bocas de lobo, fazendo com que a água seja drenada para a galeria da Rua João Ramalho. A previsão é de que seja iniciada nesta semana e a conclusão está prevista para 30 dias.

Já na Rua Lincoln Bolívar Neves, serão realizados 220 metros de galeria, com tubulação de 1 metro de diâmetro. A tubulação seguirá pela parte central da via, até a Rua Aprovada 616, levando a água da chuva para o Rio Itapanhaú.

Segundo o secretário, para esse serviço deverá ser contratada uma empresa para a execução da mão de obra. “Na próxima semana vamos abrir a licitação. Essa obra é um pouco complicada, pois será necessário abrir uma vala de quase 2 metros de profundidade para enterrar a tubulação”, explicou.

Como na Rua Manoel Gajo, a obra das Chácaras Vista Linda também será realizada por trechos. A previsão é de que esteja concluída em 50 dias, a partir da publicação do edital de licitação.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertines – Galeria PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário