quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Câmaras Temáticas são criadas para planejar ações no Turismo


Com o objetivo de discutir ações para o setor de turismo na Cidade, o Conselho Municipal de Turismo de Bertioga (Contur) criou as Câmaras Temáticas de Eventos, Alteração da Lei do Contur, Fundo do Turismo (Fetur) e Planejamento Turístico, de forma a segmentar os assuntos, discutir cada um deles com os representantes de vários setores do negócio turístico, entidades e voluntários e, após a elaboração de um relatório, encaminhar para análise no Contur.

Cada uma das quatro Câmaras criadas conta com cerca de cinco membros e um coordenador, e estão abertas para a participação da comunidade. O secretário de Turismo, Esporte e Cultura explica que “O cidadão pode participar como ouvinte e há a possibilidade de apresentar sugestões. Queremos participação das pessoas na criação das atividades da secretaria”. Reforçou, ainda, que as Câmaras Temáticas não têm objetivos políticos ou sectários, mas sim de envolver os representantes da iniciativa privada ligados ao negócio turístico nas ações que serão desenvolvidas pela Secretaria de Turismo.

As reuniões das Câmaras acontecem uma vez por semana, dependendo dos assuntos a serem discutidos. Já as reuniões do Contur acontecem sempre na primeira terça-feira do mês, na Casa dos Conselhos, que fica na Rua Luiz Pereira de Campos, 1.117, na Vila Itapanhaú. O telefone é 3317-5813. As pessoas que não fazem parte do Conselho podem participar como ouvintes.
Profissionais podem atuar como voluntários

O secretário de Turismo convida profissionais graduados ou técnicos em Turismo de Bertioga que queiram participar da vida turística da Cidade de forma voluntária. Os  interessados deverão dirigir-se à Casa da Cultura, que fica na Avenida Thomé de Souza, 130, no Centro, ou pelo telefone 3319.9150, falar com Claudinéia, para efetuar o respectivo cadastro.

Para o secretário, os turismólogos poderão fomentar novas ações na Cidade, fortalecendo a profissão e criando novas oportunidades de trabalho.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

Um comentário:

  1. Com ações constantes de educação, profissionalização, conscientização e sensibilização, normalmente aparecem os voluntários, colaboradores, pois terão um embasamento de propor, sugerir, dialogar, reinvidicar e assim somar em pról do turismo local e até regional.
    Visando colaborar encaminho material técnico
    Otávio Demasi
    TURISMO
    20/9/2006 : TURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARTICIPATIVO

    O século 21 busca a sustentabilidade participativa. Vontade política. Organização. Conscientização. Educação. Profissionalização. Legislação fomentadora e norteadora. Crédito cooperativado, com a análise exaustiva de potencialidades, vocações, reciclagem, tecnologia, experimentos científicos, negócios, visando a eficiência econômica, o equibibrio ambiental e a justiça social.
    O conceito de gestão participativa e integrada, começa nos municípios com a: economia rural sustentável; no desenvolvimento urbano sustentável; na ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável; em sustentabilidade nos projetos de infra-estrutura econômica e social; passando pela gestão profissional dos recursos naturais, históricos, arquitetônicos, paisagísticos e desaguando na redução das desigualdades sociais, culturais e educacionais. O meio-ambiente é a matéria-prima do turismo, sendo a alavanca econômica que utiliza a mão de obra local, criatividade, cultura, aspectos diferenciais e motivacionais, atraindo fluxos e entrada de divisas com ampla redistribuição de renda, através de amplos roteiros. Sem exaurir tipos de negócios, relaciono áreas de atuação: turismo receptivo: hospedagem, gastronomia, eventos, animação, locação de veículos, transportes diversos, compras, passeios, roteiros, serviços (cabelereiro, manicure, pedicure) outros; turismo de negócios: feiras, congresso, visitas técnicoas, missões comerciais, simpósios, outros; turismo cultural: teatro, cinema, galeria, folclore, artesanato, numismática, heráldica, filatelia, poesia, circo, artes plásticas, carnaval, literatura, arquitetura, ciência, tecnologia, biblioteca, pinacoteca, aquário, botânico, horto, zôo, centro de documentação, instituto histórico/geográfico/geológico, ópera, dança, outros; turismo esportivo: mais de 50 modalidades conhecidas (terra, ar, água) gerando eventos, negócios, fluxos, atletas, entidades, patrocinadores, prestadores de serviços, fabricantes, atacadistas, fornecedores, mídias, outros; turismo religioso: romaria, caminhadas de fé, conventos, seminários, retiros, arte sacra, música, corais, igrejas, souvenirs, livros, outros; turismo termal: spa, talossoterapia, creno-climatologia, hidrotermalismo, terapias alternativas, outros; turismo rural: hospedagem, alimentação (geléia, compota, vinho, cachaça, mel, embutidos, queijos, etc.) locações diversas (charretes, cavalos, pedalinho,etc.) eventos, educação ambiental, psicultura, fruticultura, floricultura, ranicultura, aguicultura, condomínio, criação de animais de pequeno porte/silvestres, farmacologia (ervas, raízes, folhas, cosméticos) outros; turismo ecológico: estação ecológica, reserva biológica, parque nacional, monumento natural, refúgio de vida silvestre, área de proteção ambiental, área relevante de interesse ecológico, floresta nacional, reserva extrativista, reserva de fauna, reserva de desenvolvimento sustentável, reserva particular natural, caminhadas, trilhas, espeleologia, arqueologia, hidrologia, geologia, topografia, safári fotogrático, observação de aves, baleias, hotel de selva, acampamentos, pesqueiros, eventos, pesquisa, outros.
    Na esteira agregadora, traz consigo as áreas de comunicação, marketing, propaganda, relações públicas, fotografia, informática, gráfica, automotivo, comércio em geral, construção civil – é a galinha dos ovos de ouro – basta cuidar.
    Consultor de turismo - jornalista Mtb 32548
    www.odtur.blogspot.com
    odtur@ig.com.br


    ResponderExcluir